BENEFÍCIOS

A adesão dos municípios ao PMV é voluntária e traz aos participantes principalmente vantagens competitivas e de longo prazo como:

Segurança Jurídica

O cumprimento das leis ambientais garante tranquilidade aos produtores rurais, que estarão livres de sanções como multas e embargos econômicos, e também aos municípios com a atração de novos investimentos, possibilitando a geração de novos empregos e renda.

Valorização de Mercado

Os consumidores têm optado por produtos com procedência socioambiental correta e alguns países importadores têm restringido o comércio de produtos que causam danos ao meio ambiente. No Brasil, grandes redes varejistas, como Walmart, Carrefour e Pão-de-Açúcar, declararam que não comprarão mais produtos oriundos de desmatamento ilegal e de trabalho em condições análogas à de escravo. Além disso, alguns frigoríficos (como o JBS e o Marfrig) assinaram o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) 3 comprometendo-se a comprar apenas de fornecedores regulares ambientalmente.

Crédito, Fomento e Assistência Técnica

O Governo Federal, mediante a mudança de postura do município em relação às questões ambientais e sociais, tem priorizado o acesso a crédito, fomento e assistência técnica rural.

Além de tudo isso, o Governo do Estado do Pará planeja a redução de impostos para os produtores com regularidade ambiental e também prioridade no precesso da regularizaçào fundiária no estado.

  • Desmatamento:
    3.862 km²
    Prodes 2019
    1.233 km² até 2020
  • Adesão ao PMV:
    132 municípios
    PMV
    Meta: 100 municípios
  • CAR no estado:
    76,99%
    SEMAS/PA
    Meta: 80%
Ficha de resumo por município: